5 estratégias para ajudares os teus filhos nas férias

As férias devem ser momentos de descontração e desvio da rotina para que possamos relaxar e recuperar forças para o próximo período letivo. Mas isso não quer dizer que a Escola, ou melhor a aprendizagem, deva ser esquecida.

Assim, deixo 5 estratégias para que as férias sejam relaxantes, mas também produtivas:

1. Arrumar e organizar

Esta é altura de fazer um balanço relativamente à forma como o tempo e o espaço de estudo foi organizado.

É tempo de arrumar os materiais que eventualmente já não sejam necessários, ver o que funcionou na organização dos materiais, espaço de estudo e gestão do tempo e fazer as melhorias necessárias.

Porque não aproveitar para redecorar o espaço de estudo e comprar algum material para dar animação e motivação extra? Eu, por exemplo, adoro comprar canetas novas e fico logo mais motivada para estudar.

2. Dormir

Os horários das nossas crianças são exigentes, por isso o descanso nem sempre é suficiente.

É importante que aproveitem as férias escolares para descansarem sem horários. No entanto, é importante que não se habituem a horários totalmente diferentes, dormindo de dia e estando acordados de noite, pois em termos biológicos não é o mais indicado e será complicado a readaptação no regresso às aulas.

3. Recuperar conteúdos escolares

Se o primeiro período não correu dentro das expetativas, é importante fazer uma reflexão sobre o que não correu bem para que corra melhor nofuturo.

Se necessário, é importante aproveitar as férias para recuperar e/ou consolidar os conteúdos para que o segundo período corra sem sobressaltos.

Pode pedir sugestões aos professores de atividades a realizar ou procurar ajuda.

4. Fazer atividade física

Todos concordamos que os nossos filhos passam demasiado tempo sentados e dentro de casa.

Por isso, sugiro que as férias sejam aproveitadas para maximizar a atividade física com passeios de bicicleta, caminhadas ou jogos tradicionais. Assim, eles podem aliviar a tensão, ativar o corpo e recuperar saúde.

5. Sair da rotina

Que tal aproveitar as férias para fazer atividades diferentes, mas que possam ser de aprendizagem, de relaxamento ou de convívio com pessoas diferentes?

O nosso Bootcamp de Natal tem tudo isso com atividades de estudo, de relaxamento e de diversão abertas a todos e online para máxima segurança. Pode saber mais no botão abaixo:

Outros artigos

aprender inglês

Aprender inglês: o caso da C.

A C. é uma profissional determinada, mas que sempre teve dificuldades com o Inglês e isso causava-lhe desconforto e impedia de aproveitar oportunidades profissionais muito

Ver
estudar com os filhos

ESTUDAR COM OS FILHOS…

É indiscutível, que é essencial que a autonomia seja promovida desde sempre, quer nas tarefas escolares, quer nos outros aspetos da nossa vida.

Ver

Fale Connosco