5 Métodos de Estudo que tens de conhecer

Conhecer e experimentar diferentes métodos de estudo permite-te descobrir qual é o que mais gostas e o que te traz os melhores resultados.

Em diferentes disciplinas podes querer utilizar diferentes métodos de estudo – e está tudo bem! Neste artigo vamos apresentar-te cinco métodos de estudo, com resultados comprovados, pela ciência e pelos nossos alunos.

1 – Tirar apontamentos

Este método pode ser útil para quase todas as disciplinas, mas sobretudo para disciplinas como História, Geografia ou Ciências. 

Tirar apontamentos tem muitas vantagens. Tirar apontamentos implica estares muito concentrado no que estás a ler ou ouvir, selecionar o que é essencial, analisar a informação e treinar a escrita. 

2 – Listas de vocabulário

Este método é essencial na aprendizagem de uma língua estrangeira, mas pode também ser útil noutras disciplinas que envolvam vocabulário novo para o aluno. 

As listas de vocabulário podem ser realizadas por temas ou unidades de conteúdo ou podem ser gerais. Recomendo que registes a palavra “nova”, a classe da palavra (verbo, nome, adjetivo,…) e o seu significado em português. Pode também ser muito útil incluires uma frase em que a palavra é utilizada em contexto. 

3 – Técnica de Pomodoro

A Técnica de Pomodoro, criada pelo italiano Cirillo na década de 80, é muito útil na gestão do tempo e aumento de produtividade. Prevê um período de descanso por cada período de trabalho ou estudo. Por exemplo, podes estudar 25 minutos e depois descansar 5 minutos. Deves colocar alarmes para que te certifiques que cumpres os tempos de trabalho e de descanso. No tempo de descanso podes fazer o que quiseres, como lanchar, usar o telefone ou ver televisão. 

4 – Esquemas

Os esquemas são um excelente método de estudo porque representam de forma gráfica e hierarquizada e tornam claro qualquer tema. Tal como nos apontamentos, deves ler atentamente os conteúdos, selecionar a informação mais relevante e depois iniciar o esquema com o conceito mais abrangente e depois ir colocando os outros conceitos. O esquema permite criar relações entre conceitos e permite a fácil visualização das relações entre conceitos.  

5 – Simulação de teste ou exame

Antes de um teste é sempre muito útil realizar exercícios para consolidar os conteúdos estudados. Além disso, podes selecionar um teste modelo (normalmente encontras um no final da unidade no teu manual ou caderno de atividades) e realizá-lo para perceber o tempo que demoras a cumprir a tarefa e para perceberes se estás pronto para a avaliação ou se precisas de mais tempo de estudo e revisão. 

Agora já não há desculpas para não criares o teu plano de estudo! Experimenta os diferentes métodos e descobre com quais mais te identificas. Está nas tuas mãos teres os resultados que desejas!

Outros artigos

entrada no primeiro ano

A ENTRADA NO PRIMEIRO ANO

A entrada para o 1º ano é um momento marcante na vida de qualquer criança e na dos seus pais. Durante o pré-escolar as crianças não estão só a brincar. Elas estão a brincar! E devem fazê-lo

Ver
feliz ano novo

FELIZ ANO NOVO

Por estes dias a maioria de nós regressa das férias e de alguns dias de merecido descanso.
Chega agora a altura de voltar ao trabalho e de preparar o regresso às aulas e, por isso é um novo ano que começa.

Ver

Fale Connosco