5 Razões para Ler Livros em Inglês

Eu adoro ler livros, é uma das minhas atividades favoritas e tenho sempre uma lista gigantesca de livros para comprar e para ler. 

Ler em inglês é um bónus extra e agora vou partilhar contigo as cinco mais importantes razões para o integrares na tua rotina.

1. Promover a tua fluência

Ao leres livros em inglês vais aumentar os teus conhecimentos de vocabulário e gramática, bem como familiarizar-te com expressões usadas por nativos, que vão aumentar a tua fluência, a naturalidade do teu discurso e, obviamente, a tua confiança.

2. Adquirir conhecimento diferenciado e qualificado

Qualquer que seja a tua área de interesse, profissional ou pessoal, há uma grande probabilidade de o conhecimento mais atual e diferenciado estar em inglês e a tradução em português não estar disponível. Isto quer dizer que podes ter acesso a conteúdo que a maioria das pessoas em Portugal não tem acesso por não dominar o inglês ou porque simplesmente não está disponível para fazer este esforço.

3. Acesso a novos pensadores, peritos e cientistas

Uma vez que o inglês é considerada A língua global de comunicação, a língua franca por excelência, muitos cientistas e peritos de renome optam por publicar os seus trabalhos em inglês para que assim estejam acessíveis a mais pessoas. E como muitos desses trabalhos não são “mainstream”, ou seja não são interessantes para a maioria das pessoas, acabam por não ser traduzidos para português. 

Se leres livros em inglês podes ter acesso a informação que os teus concorrentes não têm e poderás criar produtos ou serviços diferenciados ou podes melhorar as tuas competências e o teu desempenho. 

4. Criar experiência de imersão

Quando lês um livro em inglês inicias uma experiência de imersão semelhante a veres vídeos ou ouvires podcasts em inglês. 

Desta forma podes iniciar um processo de aprendizagem inconsciente, ou seja, um processo em que aprendes de forma natural e não intencional, mas que garante que adquires conhecimentos de vocabulário e gramática e que aumentarás a tua fluência e a tua autoconfiança para conseguires comunicar melhor em inglês. 

Quando deres conta estás a usar palavras e expressões que não tinhas aprendido de forma intencional que sabes escrever, pronunciar e usar de forma adequada e eficaz.

5. Não esperar pela tradução

Quando lemos livros em inglês, temos acesso aos livros mais recentes sem ter que esperar pelas traduções (que demoram ou não chegam a acontecer, especialmente se forem de áreas de conhecimento muito específicas). Mais uma vez isso permite-nos ter acesso privilegiado a informação que não está disponível para todos.

Inês Ruivo Carreira

Treinadora de Inglês

Coordenadora Pedagógica Saberr Interactivo

Outros artigos

Atividades de férias

O seu filho passa as férias em frente aos écrans e não sabe o que fazer? As férias escolares são óptimos momentos para pais e

Ver

Fale Connosco