Eu adoro ler livros, é uma das minhas atividades favoritas e tenho sempre uma lista gigantesca de livros para comprar e para ler.
Ler em inglês é um bónus extra e agora vou partilhar contigo as cinco mais importantes razões para o integrares na tua rotina.
1. Promover a tua fluência
Ao leres livros em inglês vais aumentar os teus conhecimentos de vocabulário e gramática, bem como familiarizar-te com expressões usadas por nativos, que vão aumentar a tua fluência, a naturalidade do teu discurso e, obviamente, a tua confiança.
2. Adquirir conhecimento diferenciado e qualificado
Qualquer que seja a tua área de interesse, profissional ou pessoal, há uma grande probabilidade de o conhecimento mais atual e diferenciado estar em inglês e a tradução em português não estar disponível. Isto quer dizer que podes ter acesso a conteúdo que a maioria das pessoas em Portugal não tem acesso por não dominar o inglês ou porque simplesmente não está disponível para fazer este esforço.
3. Acesso a novos pensadores, peritos e cientistas
Uma vez que o inglês é considerada A língua global de comunicação, a língua franca por excelência, muitos cientistas e peritos de renome optam por publicar os seus trabalhos em inglês para que assim estejam acessíveis a mais pessoas. E como muitos desses trabalhos não são “mainstream”, ou seja não são interessantes para a maioria das pessoas, acabam por não ser traduzidos para português.
Se leres livros em inglês podes ter acesso a informação que os teus concorrentes não têm e poderás criar produtos ou serviços diferenciados ou podes melhorar as tuas competências e o teu desempenho.
4. Criar experiência de imersão
Quando lês um livro em inglês inicias uma experiência de imersão semelhante a veres vídeos ou ouvires podcasts em inglês.
Desta forma podes iniciar um processo de aprendizagem inconsciente, ou seja, um processo em que aprendes de forma natural e não intencional, mas que garante que adquires conhecimentos de vocabulário e gramática e que aumentarás a tua fluência e a tua autoconfiança para conseguires comunicar melhor em inglês.
Quando deres conta estás a usar palavras e expressões que não tinhas aprendido de forma intencional que sabes escrever, pronunciar e usar de forma adequada e eficaz.
5. Não esperar pela tradução
Quando lemos livros em inglês, temos acesso aos livros mais recentes sem ter que esperar pelas traduções (que demoram ou não chegam a acontecer, especialmente se forem de áreas de conhecimento muito específicas). Mais uma vez isso permite-nos ter acesso privilegiado a informação que não está disponível para todos.
Inês Ruivo Carreira
Treinadora de Inglês
Coordenadora Pedagógica Saberr Interactivo