A ansiedade interfere no teu estudo?

Com tantos trabalhos, questões aula, testes, exames… é frequente os estudantes sentirem ansiedade de tal forma intensa que não pode ser menosprezada. De facto, e apesar de participarem nas aulas, fazerem os exercícios, compreenderem a matéria, muitos chegam aos momentos de avaliação e sentem tal ansiedade que acaba por estragar tudo! Para além disso, pode causar problemas até nos momentos de estudo, dificultando a concentração, a memória e deixando o estudante paralisado! Se for este o teu caso, respira fundo e experimenta estas sugestões:

Durante o estudo

– Cronograma. O uso de um calendário de testes e horários de estudo transmite tranquilidade e segurança, sabendo o que fazer em cada dia e sabendo que haverá tempo para tudo.

– Hábitos de estudo. Estudar em cima da hora é um gatilho para a tensão, insegurança e ansiedade. Então, manter um horário de estudo definido e usar métodos específicos consoante as disciplinas é fundamental para nos sentirmos preparados no momento dos testes. Ao estudar regularmente, vamos aprendendo a matéria e ficando mais confiantes.

– Local de estudo. Escolhe um local para estudar e mantem-no organizado, limpo e com poucos distratores, mas onde possas ter tudo o que necessitas. Se estivermos confortáveis, sentimo-nos mais calmo e conseguimos aumentar o foco e a concentração.

– Pausas. Os momentos de relaxamento são essenciais para diminuir o stress e aumentar a motivação para o estudo. Por isso, uma estratégia é fazer pausas entre as disciplinas para se poder descansar, fazer exercício e se divertir.

Antes dos testes

Se estudar na véspera apenas aumenta a ansiedade, então o ideal é fazer somente uma revisão no dia anterior ao teste, fazendo-te valer dos esquemas, resumos e exercícios feitos nas sessões de estudo ao longo dos dias.

No dia dos testes

– Pedir ajuda. Se sentirmos muita ansiedade que atrapalha nos testes, devemos pedir ajuda a alguém. Por vezes, apenas falar com alguém já nos pode fazer sentir melhor e mais calmos.

– Pensamentos positivos. Pensamentos negativos e pessimistas apenas aumentam a ansiedade. Então pensar de forma positiva, que nos preparámos para o teste e esperar o melhor, ajuda a sentirmo-nos mais relaxados.

– Relativizar. Lembrarmo-nos de que é apenas um teste e que a nota final da disciplina depende de vários outros factores, relativizando a situação, ajuda a acalmar os pensamentos catastróficos que tendem a surgir com a ansiedade. Para além disso, devemos manter em mente que, caso corra mal, teremos oportunidade de melhorar.

– Respirar. Concentrarmo-nos na respiração ajuda a acalmar. Podes experimentar respirar fundo quando o teste estiver a ser distribuído ou até se te sentires nervoso ao longo do teste. Pára um pouco, fecha os olhos e respira fundo. – Tempo. A má gestão do tempo durante a realização dos testes também é gerador de ansiedade. Procura ler todo o enunciado no início e distribuir o tempo pelas diferentes questões de acordo com a sua dificuldade. Depois lê cada pergunta devagar e com toda a atenção.

Após os testes

– Resultados. É importante compreender o resultado obtido, analisando o que não correu tão bem e transformá-lo numa oportunidade de aprendizagem e mudança.

– Aceitação. A aceitação dos erros e o pensamento de que da próxima vez correrá melhor ajuda a sentirmo-nos mais calmos e a focarmo-nos no presente.

Estas sugestões simples podem ser muito eficazes para ajudar a gerir a ansiedade nos estudos e nos testes. Contudo, por vezes ficamos tão ansiosos que os sintomas da ansiedade começam a interferir com a nossa vida. Neste momento, não devemos ter medo ou vergonha e procurar ajuda!

Sandra Margarida Santos

Psicóloga Clínica

Outros artigos

entrada no primeiro ano

A ENTRADA NO PRIMEIRO ANO

A entrada para o 1º ano é um momento marcante na vida de qualquer criança e na dos seus pais. Durante o pré-escolar as crianças não estão só a brincar. Elas estão a brincar! E devem fazê-lo

Ver
Hallowe'en

HALLOWE’EN: “MODERNICE” OU TRADIÇÃO?

É comum ouvir-se que isto de celebrar o Hallowe’en em Portugal é um disparate, que é algo importado dos Estados Unidos e que não faz sentido para nós.
Será que o Hallowe’en é uma celebração moderna e ligada ao consumismo, ou haverá algo mais?

Ver

Fale Connosco