Aprender inglês a brincar com tecnologia

A ciência diz que as crianças aprendem com muita facilidade, sobretudo se lhes for permitido aprender ao seu ritmo e de forma lúdica e leve, sem qualquer pressão. 

Cada vez mais as nossas crianças têm acesso a dispositivos eletrónicos desde muito cedo e para muitas o tablet e o telemóvel são brinquedos em que exploram o mundo e aprendem as mais diversas coisas. 

Porque não então aproveitar a tecnologia para aprender de uma forma que é atrativa para elas, que é criada a pensar nelas, nos seus interesses e na forma como elas aprendem?

Com que idade as crianças devem começar aprender inglês?

Quanto mais cedo, melhor. O cérebro das crianças está ainda em desenvolvimento e é mais plástico, por isso elas têm muita facilidade em aprender todo o tipo de conteúdo, línguas estrangeiras inclusive. 

Até porque para o cérebro de uma criança não existe língua materna ou língua estrangeira. Até aos 7 anos as crianças podem aprender várias línguas em simultâneo sem consciência disso. Nesta faixa etária as crianças estão a construir a sua percepção do mundo e nesta fase aprender línguas é feito de uma forma natural. 

Muitas vezes perguntam-me? Como elas podem aprender inglês se ainda não aprenderam português? Nesta idade elas não têm consciência de estar a aprender esta ou aquela língua, estão a aprender sobre o mundo, como ele funciona e estão a aprender a comunicar. Logo é mais fácil aprender línguas nesta fase do que noutras fases posteriores.

10 sites para o teu filho aprender inglês a brincar

  1. Learn English Kids (British Council)

Neste site pode encontrar inúmeras atividades para crianças de várias idades. Pode pesquisarr por tópicos e por tipos de atividades e tem dicas para pais para maximizar o uso do site. 

É de extrema confiança por pertencer ao British Council, a organização internacional do Reino Unido para as relações culturais e as oportunidades educativas. 

https://learnenglishkids.britishcouncil.org/

  1. Super Simple

Aqui podes encontrar músicas muito animadas sobre os mais diversos temas com atualizações todas as semanas. Tem também atividades diversas para cada uma das canções que podes explorar com os teus filhos. 

Tem também um canal de YouTube onde podes encontrar todas as músicas. 

https://supersimple.com/

  1. Singing Walrus

Neste canal de YouTube tens canções muito divertidas (eu adoro!!) com uma morsa (Walrus em inglês) que canta. Podes encontrar aqui canções sobre os números, as cores, o alfabeto e até sobre lavar as mãos. 

Sugiro que cantem as canções com coreografia para momentos descontraídos e divertidos em família. 

https://www.youtube.com/user/SingingWalrusMusic

  1. The Kiboomers

É mais um canal de YouTube com canções que prometem diversão e que nos permitem incluir o movimento na aprendizagem. Envolver todo o corpo na aprendizagem é garantia de mais eficiência e melhor consolidação. 

https://www.youtube.com/watch?v=2UcZWXvgMZE

  1. ESL Games Plus

Neste site para miúdos a partir dos 7 anos (a maior parte dos jogos já envolve leitura) podes jogar diferentes jogos que permitem aprender inglês (vocabulário, gramática,…). São visualmente muito atrativos e usam o jogo e todas as suas vantagens para aprender.  

https://www.eslgamesplus.com/colors-interactive-word-search/

  1. Disney

Este site da Disney tem uma imensidão de atividades para todas as idades e gostos que permitem ter contacto com o inglês e integrar a aprendizagem do inglês na diversão diária. 

Abaixo envio o exemplo de página onde podem colorir desenhos digitalmente ou em papel, pois também permite a impressão. Tudo isto com a vantagem de ter as personagens favoritas dos seus filhos. 

https://lol.disney.com/games/coloring-pages

  1. All Kids Network

Aqui podes encontrar todo o tipo de atividades para crianças de todas as idades, como grafismos, imagens para colorir e muitas sugestões de trabalhos manuais. Podes pesquisar por tipo de atividade ou por tema. 

https://www.allkidsnetwork.com/worksheets/winter/

  1. Sesame Street

O site da famosa série televisiva tem muitas atividades que vão render horas de diversão e aprendizagem com personagens apelativas e interessantes criadas com esse objetivo específico.  

Podes escolher entre jogos, vídeos e artes e também selecionar temas. Todas as semanas há novidades e há sempre atividades alusivas às datas comemorativas, como o Natal ou o Dia de S. Valentim, mas também outras específicas da cultura anglo-saxónica, o que permite também ter contacto com a cultura associada à língua inglesa e assim largar horizontes e iniciar a construção de uma perspetiva global do mundo. 

https://www.sesamestreet.org/

  1. Cambridge English 

Esta é a instituição reconhecida mundialmente pela seu ensino e exames e têm muitas atividades dedicada às crianças, especialmente a partir do 1º ciclo. 

Podes escolher o nível e diferentes tipos de atividade e iniciar um caminho estruturado de aprendizagem da língua inglesa. 

https://www.cambridgeenglish.org/learning-english/parents-and-children/activities-for-children/

  1. Lingokids

Aqui podes escolher a tipologia de atividades, a faixa etária e os tópicos de conteúdo. O site tem ainda dicas muito úteis para pais e educadores para tirarem o máximo partido do site enquanto as crianças se divertem e aprendem.  

https://lingokids.com/english-for-kid

Outros artigos

desordens-alimentares

Perturbações de comportamento alimentar

Preocupação exagerada em relação à comida, ao peso e às formas corporais, podendotornar-se obsessiva e irrealista. Estas perturbações envolvem emoções, atitudes e comportamentos excessivos em

Ver
dicas para o Natal

7 DICAS PARA UM NATAL TRANQUILO

À medida que o Natal se aproxima a ansiedade e a agitação crescem nos corações dos mais pequenos da casa. A chegada do Pai Natal, a reunião da família, os doces e, claro, os presentes.

Ver

Fale Connosco