As férias estão a chegar! 

As tão esperadas férias escolares estão a chegar! Muito esperadas pelas crianças, porém, muitas vezes, não tanto pelos pais. Invariavelmente, as férias mudam as rotinas dos filhos, que estão por conta das brincadeiras e cheios de energia, e dos pais que têm que adaptar o dia-a-dia da casa e da família. Neste sentido, deixamos algumas ferramentas para que possa vivenciar este período de forma tranquila e prazerosa. 

A importância de organizar uma rotina 

Sabemos que as rotinas permitem que o cérebro saiba o que vem a seguir, dando consistência às actividades diárias, transmitindo estabilidade e segurança. Assim, e apesar de horários mais flexíveis durante as férias, é importante estabelecer uma rotina para as crianças. 

A alimentação. Neste ponto é essencial manter horários para a realização das refeições, não saltar refeições nem deixar a criança andar a petiscar entre as mesmas. A manutenção de uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para o bom desenvolvimento físico e intelectual. 

O sono. Ainda que seja possível negociar os horários, uma vez que as crianças estão de férias e tendem a querer ficar acordadas até mais tarde, é importante estabelecer regras. Manter os horários estáveis, bem como a rotina já adquirida de lavar os dentes, vestir pijama ou história antes de dormir, por exemplo, e evitar actividades estimulantes à noite têm um forte impacto no humor e bem-estar infantil. 

A tranquilidade ao simplificar o dia-a-dia 

Após planear e definir horários e rotinas básicas, falta organizar as tarefas e actividades que compõem os dias. Ocupe-os de forma simples e com tempo para cada tarefa ou actividade ser realizada de forma tranquila e flexível, sem sobrecarregar crianças e pais. 

Brincadeiras livres. Antes de mais, planeie tempo para os mais pequenos decidirem como ocupá-lo e escolherem as suas brincadeiras. É altura de ir buscar os brinquedos guardados durante o período escolar e deixar à imaginação e criatividade dos mais pequenos. 

Actividade física. A estimulação do exercício físico nas crianças é essencial, quer seja para ser realizado em conjunto com os pais, numa caminhada por exemplo, quer seja através da prática de um desporto ou em brincadeiras livres que envolvam correr, andar de bicicleta ou patins. 

Tarefas. Aproveite para estimular a autonomia das crianças e jovens, ensinando-lhes novas tarefas em casa que já consigam aprender a realizar. Para além das aprendizagens que adquirem, com a participação ativa na família, tendem a sentir-se como uma parte integrante do bem-estar geral. 

Actividades de Tempos Livres. Para quem tem disponibilidade, a oferta de actividades de tempos livres é grande e proporciona às crianças actividades lúdicas com fundo educativo, podendo beneficiar, também, do convívio com os seus pares e, ainda, do cuidado por parte de profissionais. 

A aventura dos dias especiais 

Com a rotina planeada e o dia-a-dia organizado, deixe espaço para a realização de programas em dias especiais, ou seja, actividades conjuntas entre pais e filhos, que poderão ser dentro ou fora de casa, mas que ficam planeadas e que se tornam aliciantes e memoráveis para pequenos e graúdos. 

 
 
Sandra Margarida Santos 

Psicóloga Clínica 

Outros artigos

férias de verão

Férias de Verão, e agora?

Depois de mais um ano escolar cheio de desafios a ultrapassar e etapas a superar, chegam finalmente as (longas) férias de Verão. Pais e filhos respiram de alívio perante a pausa nas rotinas rígidas, nos trabalhos de casa e nas avaliações. No entanto, para os Pais uma questão muito importante se coloca: como ocupar os filhos ao longo de três meses de férias?

Ver

Fale Connosco