Atividades de férias

O seu filho passa as férias em frente aos écrans e não sabe o que fazer?

As férias escolares são óptimos momentos para pais e filhos realizarem actividades divertidas em conjunto, aproveitando para fortalecer a relação que nem sempre é a desejada na correria do dia-a-dia. Nos tempos que atravessamos, com a pandemia da Covid-19, e com todo o cansaço acumulado, tanto para adultos, como para as crianças e jovens, é ainda mais importante reunir a família em torno de actividades comuns, divertidas e nas quais todos os membros possam relaxar e aproveitar a companhia uns dos outros. Deixamos algumas sugestões de alternativa aos écrans para todas as idades:

  • Pizza e cinema. Fazendo a pizza de raiz, incluindo a massa, ou comprando a massa e colocando os ingredientes preferidos de cada um e depois deliciarem-se enquanto vêem filmes seleccionados. Este é um programa capaz de agradar a todas as idades!
  • Sessão fotográfica. Aproveitando o gosto de pequenos e graúdos pelas tecnologias sugerimos a realização de uma sessão fotográfica. Dando asas à criatividade, podem montar o estúdio em conjunto, preparando o cenário, escolhendo acessórios e até as personalidades favoritas, como jogadores de futebol, cantores ou super-heróis. A diversão é garantida!
  • Fotos antigas. Fazendo jus ao lema “recordar é viver”, reveja as fotos da família em conjunto, valorizando os álbuns das crianças ou, caso não os tenha, podem aproveitar e organizar as fotos, criando álbuns de família com decorações criativas.
  • Árvore genealógica. Esta é uma sugestão para rever as origens e conhecer a própria história, construindo uma árvore genealógica em conjunto. Podem colocar nomes, fotografias, desenhos e até incluir as histórias mais marcantes.
  • Histórias. Reúna a família e recorde histórias engraçadas, por exemplo, da época de infância. Se as crianças ainda forem pequenas, pode escolher um livro e cada membro da família representar a voz de um personagem, tornando o momento ainda mais dinâmica e divertido.
  • Jogos de tabuleiro. Juntando a família para um momento de diversão à moda antiga, seleccione jogos de tabuleiro variados, como por exemplo o Monopólio, o Pictionary ou o Trivial Pursuit Junior, jogos com mímica e, ainda, desafios de pintura com diferentes tintas.
  • Acampamento na sala. Usando almofadas e lençóis, improvise uma tenda e desperte o espírito aventureiro da família. Desligue as luzes eléctricas, use lanternas, divirta-se a contar histórias e durmam todos juntos na sala.
  • Horta e flores. Tirando partido do espaço que tiver disponível, junte a família e crie um pequeno jardim ou uma pequena horta. Desde seleccionar os recipientes que farão de vaso, decorar vasos, dispor a terra e as sementes e responsabilizar-se pela sua rega, todos podem envolver-se e participar.

Acima de tudo, a prioridade passa por relaxar e divertir-se em conjunto, deixando para trás aborrecimentos e todo o cansaço do ano lectivo. Boas férias!

Sandra Margarida Santos

Psicóloga Clínica

Outros artigos

estudar com os filhos

ESTUDAR COM OS FILHOS…

É indiscutível, que é essencial que a autonomia seja promovida desde sempre, quer nas tarefas escolares, quer nos outros aspetos da nossa vida.

Ver
problemas-do-sono

Como dorme o seu filho?

O que são os problemas do sono? Os problemas do sono são frequentes nas crianças. Por norma, surgem esporadicamente e desaparecem de forma espontânea. Porém,

Ver

Fale Connosco