Neste momento em que vivemos cada vez mais em casa, como está a relação dos teus filhos (e a tua) com a Internet?
Que preocupações tens com a cibersegurança?
Como sabemos que esta é uma área que levanta preocupações e que pode até causar conflitos aí em casa, mas também é um tópico incontornável na educação dos teus filhos, deixo-te aqui algumas ideias para reflexão:
1. Limita o tempo que os teus filhos passam nos ecrãs.
A maioria de nós está a passar mais tempo em casa e sabemos que é um desafio ocupar os miúdos de forma construtiva.
No entanto, sugerimos que limites o tempo total de ecrã diário conversando com os miúdos sobre isso para que eles se sintam envolvidos na necessidade de encontrar atividades alternativas, como jogar jogos de tabuleiro, atividades no exterior ou uma tarde sem ecrãs para toda a família.
É muito importante que eles entendam porque é necessário limitar o tempo de ecrãs para que possam desenvolver um mecanismo de autoregulação.
2. Monitoriza a sua atividade online
É importante que monitorizes a atividade dos teus filhos online para os proteger de situações que podem pô-los em risco (e que eles não têm essa percepção tendo em conta a ingenuidade própria da idade).
Explica-lhes que vais monitorizar a sua atividade e porquê. E que estás sempre disponível para os ajudar em qualquer situação.
3. Define as regras da utilização das redes sociais
Negoceia as redes sociais que podem usar e o tempo que podem passar nas redes sociais. Discute o tipo de conteúdo que é aceitável partilhar e alerta para o perigo de cyberbullying e para o afastamento das relações reais em prol das virtuais.
E não te esqueças de dar o exemplo.
4. Acompanha os que teus filhos partilham online
Ao visitar sites e descarregar e usar aplicações os teus filhos vão partilhar informação pessoal. Certifica-te que eles não partilham informação sensível, acompanhando o seu uso da Internet, usando as mesmas aplicações e sites e verifica que tipo de informação cada site ou aplicação solicita.
5. Limita o acesso a alguns websites
Os miúdos podem “ir parar” a sites inapropriados acidentalmente, por isso se eles estiverem bloqueados eliminamos este perigo.
O uso da Internet é difícil (ou quase impossível) de controlar, por isso exige diálogo aberto com os teus filhos sobre os seus perigos e atenção permanente à sua atividade online e ao seu comportamento fora da Internet.
Podes ler mais sobre como proteger os teus filhos dos perigos da Internet aqui: