As crianças aprendem inglês de forma diferente dos adultos, porque o seu cérebro está numa fase diferente do seu desenvolvimento.
As crianças (até cerca dos 7 anos) aprendem a sua língua materna e as línguas estrangeiras ao mesmo tempo, sem consciência do processo e enquanto apreendem o mundo usando o hemisfério direito e esquerdo em simultâneo.
Vantagens da aprendizagem precoce do inglês
As crianças mais pequenas aprendem de forma inconsciente ou inata, por isso não sentem a pressão de aprender rápido ou de obter um determinado resultado. As crianças aprendem apenas pelo prazer de aprender e de descobrir o mundo.
Em idade precoce será mais fácil as crianças aprenderem a pronúncia correta do que mais tarde, facilitando o desenvolvimento da competência linguística mais tarde.
As crianças têm mais facilidade em encaixar a aprendizagem do inglês no seu horário, uma vez que não estão sobrecarregados com atividades diversas como os jovens e os adultos.
A ciência diz-nos que os falantes de duas ou mais línguas têm melhor desempenho escolar global e melhores competências de resolução de problemas.
Aprender uma segunda língua inclui aprender sobre a sua cultura, o que vai contribuir para o alargamento de horizontes da criança e consequentemente para desenvolver a sua tolerância pelo diferente e o respeito pelos outros.
Fases de aprendizagem da língua
Quando iniciam a aprendizagem da língua inglesa (tal como na língua materna) as crianças passam por uma fase de silêncio em que ouvem e apreendem a língua, mas não a usam. É essencial que esta fase seja respeitada e que as crianças não sejam pressionadas a repetir algo ou a responder a perguntas. Elas comunicarão na altura certa a seu tempo.
Depois as crianças iniciam a comunicação com palavras soltas e expressões, elas iniciarão a sua expressão em pequenas frases.
Atividades para as crianças aprenderem inglês
As crianças aprendem de forma descontraída e lúdica com atividades bem simples, em tudo semelhantes às atividades que realizam para se divertar e desenvolver outras competências:
- ouvir/ler histórias e recontá-las
- ouvir músicas, cantá-las e dançá-las porque o movimento promove a aprendizagem
- jogar jogos de memória adequados à idade, por exemplo apenas com imagens para os mais pequenos e introduzindo palavras e imagens para os que estão a iniciar a leitura
- realizar atividades manuais que promovam o desenvolvimento da imaginação enquanto promovem a aprendizagem da língua e da sua cultura.
Podes saber mais aqui: