Como correu o 1º período? Estás satisfeito com as tuas notas?

Começaste o ano lectivo com boas expectativas e novos objectivos? Estás a conseguir alcançá-los? Quais as notas que gostarias de ter? Para garantir a eficácia dos estudos, mais do que estudar mais horas é fundamental terorganização!

Deixamos algumas dicas para começares já a planear o estudo de forma eficaz para o próximo período que está a chegar.

Faz um horário de estudo.

Começa por colocar as disciplinas que tens na escola em cada dia. Inclui depois as actividades extra curriculares e todos os outros compromissos semanais. Não te esqueças de contemplar os fins-de-semana e os momentos de lazer. A partir daqui os horários de estudo começam a ser definidos. O ideal é colocar as disciplinas a estudar de acordo com as matérias da escola.

Constrói um horário realista.

Ao planeares os momentos de estudo, é importante analisares toda a tua semana para que o estudo possa, de facto, acontecer. Não te esqueças de ter em conta o tempo de deslocação da escola para casa, das refeições ou da higiene.

Escolhe um espaço para estudares.

. A divisão que escolheres convém que seja confortável e, de preferência, com poucos estímulos para evitar as distracções. Mas se não der para estares num sítio sem televisão, por exemplo, deve estar desligada.

Prepara todo o material necessário.

Antes de iniciares o estudo, organiza todo o material que vais precisar para as disciplinas daquele dia, de acordo com o teu cronograma. Irás aumentar a concentração e rentabilizar o teu tempo de estudo.

Cumpre o horário.

Afixa o cronograma semanal num sítio bem visível que possas consultar com facilidade e cumpre-o diariamente, criando uma rotina de estudo. Mesmo quando parece não haver vontade, é importante cumprires a rotina que estabeleceste e criares um novo hábito.

Segue estas dicas e experimenta fazer ou reajustar o teu horário de estudo para o 2º período. A planificação e a gestão do tempo são dos principais pilares para que o momento do estudo seja rentável e consigas atingir os teus objectivos!

Sandra Margarida Santos

Psicóloga Clínica

Outros artigos

Fale Connosco