Como dorme o seu filho?

O que são os problemas do sono?

Os problemas do sono são frequentes nas crianças. Por norma, surgem esporadicamente e desaparecem de forma espontânea. Porém, por vezes são intensos e persistentes, manifestando-se por irritabilidade, falta de concentração ou dificuldades escolares. Também para a família pode constituir um grande peso, pois quando as crianças dormem mal o sono dos pais também fica comprometido.

  1. A insónia é a dificuldade em adormecer e manter o sono. Nos primeiros anos de vida, a insónia pode ser devida a factores do próprio bebé, da mãe ou a factores do ambiente familiar. Mais tarde, é frequente a criança recusar deitar-se por falta de rotinas ou ansiedade. Nos jovens, a insónia tende a dever-se a hábitos de deitar tarde, preocupações ou demasiada ingestão de bebidas excitantes.
  2. A hipersónia é uma excessiva sonolência ocorrida durante o dia. Pode ser devida ao facto da criança ou jovem não dormir o suficiente durante a noite ou estar relacionado com sintomatologia depressiva, constituindo uma “fuga” ao mal-estar e ao sofrimento psicológico sentido.
  3. Os pesadelos são sonhos intensos e assustadores.Podem ser provocados por preocupações, episódios traumáticos visionamento de algum programa televisivo assustador ou agressivo. A criança tende a lembra-se do sonho e precisa de ser acalmada e reconfortada para voltar a adormecer.
  4. Os terrores nocturnos caracterizam-se porgrande agitação. A criança tende a chorar de forma descontrolada e parece estar acordada. Porém, está a dormir, não reconhece os pais e está confusa. Tente permanecer junto da criança até que esta acalme e continue a dormir.
  5. Os terrores nocturnos caracterizam-se porgrande agitação. A criança tende a chorar de forma descontrolada e parece estar acordada. Porém, está a dormir, não reconhece os pais e está confusa. Tente permanecer junto da criança até que esta acalme e continue a dormir.
  6. O somnilóquio reside em falar alto durante a noite. Pode associar-se aos problemas anteriores ou existir isoladamente. Por si só não tem qualquer risco e, por vezes, mantém-se na idade adulta.

O que fazer?

Deixamos algumas estratégias que podem ajudar a regularizar o sono.

  • Organize e estabeleça rotinas e horários de adormecimento.
  • Seja firme quanto à hora de deitar, garantindo o bem-estar, conforto e segurança.
  • Promova um ambiente tranquilo, uma história, o boneco preferido, o beijinho.
  • Ensine a criança a adormecer sozinha, recorrendo a objectos reconfortantes.
  • Incentive a criança a dormir sozinha no quarto, estimulando a sua privacidade e autonomia.
  • O quarto deverá ser confortável e silencioso. Uma pequena luz pode ajudar.
  • Estimule actividades diurnas que ajudam a criança a dormir à noite.

Evite brincar com a criança, alimentá-la durante a noite, bater nela ou recriminá-la, pois são medidas contraproducentes. Não recorra ao biberon para adormecer a criança. E saiba que levá-la para a cama dos pais apenas aumentará e prolongará o problema.

Quando pedir ajuda?

Se as medidas anteriores não são suficientes e os problemas de sono são persistentes, interferem no comportamento e na aprendizagem da criança ou no funcionamento da família, procure ajuda profissional.

Sandra Margarida Santos

Psicóloga Clínica

Outros artigos

viajar

Como viajar sem sair de casa!

Especial Museus Internacionais Muito embora possa preferir a visita presencial, a era digital trouxe-nos a regalia de podermos usufruir de visitas virtuais a cidades, a

Ver

Fale Connosco