Como funcionam as explicações online?

Sabias que as explicações online já existiam antes da pandemia? 

Que iniciámos as explicações online de várias disciplinas em 2018 ?

As explicações online tornaram-se um lugar comum desde março de 2020 quando o fecho inesperado das escolas levou a que explicandos e explicadores tivessem obrigatoriamente de se encontrar online. 

No entanto, as explicações online já existiam antes e nós iniciamos este serviço no ano letivo de 2018/2019 por termos alunos que, apesar de geograficamente próximos, tinham dificuldade em deslocar-se até às nossas instalações. 

Ao longo do tempo, fomos aprimorando as estratégias e as ferramentas e podemos dizer que esta foi uma aposta ganha desde o início. 

Como funcionam as explicações online?

As explicações online funcionam numa plataforma online (Zoom, Googleclassroom, Skype,…) que permite a partilha de ecrã, ou seja o professor pode mostrar imagens, textos, exercícios,… ao aluno e o aluno poderá também partilhar o seu ecrã da mesma forma. 

Os nossos professores/explicadores têm acesso à maioria dos manuais adoptados nas escolas e por isso facilmente acompanham os conteúdos que estão a ser dados na escola e os exercícios a realizar.

Além disso, se o professor da escola tiver distribuída alguma ficha de trabalho, poderás partilhá-la por email, Messenger ou Whatsapp para que te possamos ajudar. Podes também enviar por email qualquer exercício que resolvas para que possamos dar feedback e sugestões de melhoria. 

A explicação dos conteúdos ou exercícios acontece exatamente da mesma forma que nas explicações presenciais, mas aqui temos ainda mais ferramentas como o quadro branco do zoom, todas as as ferramentas do Office, etc,…. 

Nas explicações online usamos ferramentas diversas de acordo com a disciplina e as preferências do aluno. Usamos todas as potencialidades da tecnologia do século XXI para tornar a aprendizagem lúdica e interessante para que os conteúdos sejam adquiridos e consolidados. 

Tal como nas explicações presenciais, orientamos o teu estudo entre as explicações para que possas maximizar o teu esforço e podes contactar-nos por email entre as sessões para esclarecer dúvidas ou pedir mais exercícios, por exemplo. 

Só precisas de ter um computador, telemóvel ou tablet com acesso à Internet para ter explicações online, além dos materiais da disciplina, claro e estares num local adequado ao estudo onde estejas concentrado e livre de perturbações.

Aconselhamos que escolhas um sítio tranquilo onde a tua família não precise de circular no período da explicação. 

Como escolhemos os professores para as explicações online?

Achamos que os professores que dão explicações online precisam de ter exatamente as mesmas características que um professor que dá explicações presenciais.

Os nossos professores têm as qualificações base necessárias para a disciplina com que trabalham, são empáticos e têm paixão pela educação. Assim, estão sempre à procura de soluções que sejam adequadas ao aluno e nunca baixam os braços.

São flexíveis quando é necessário, mas exigentes na organização, no empenho e na definição de objetivos. 

Quando sugeri que experimentássemos as explicações online, todos arregaçaram as mangas e, cada qual na sua área, procurou as melhores ferramentas para continuar a fazer um excelente trabalho junto dos nossos alunos.  

Porquê optar por explicações online?

A principal vantagem das explicações online é a comodidade, uma vez que não tens de te deslocar a um dos nossos centros e e podes usufruir da explicação no conforto do teu quarto ou sala de estar. Isto implica também que os teus pais não têm de despender tempo e dinheiro para te transportar até nós. 

Assim, o tempo que gastarias em deslocações pode ser utilizado de forma mais eficaz estudando ou até descansando para começares a explicação bem “fresquinho”, ou seja podes fazer uma melhor gestão do teu tempo.

Além disso, podes ter explicação em qualquer lado desde que tenhas ligação à Internet, seja em tua casa, na casa dos teus avós ou noutro local que te seja conveniente. Desde que tenha condições que te permitam estar concentrado, está perfeito. 

Para muitos alunos é mais fácil manter a concentração neste ambiente digital, pois é mais apelativo e é possível ver e vivenciar a aprendizagem como um jogo o que é muito atrativo para eles. 

Partilho contigo um vídeo que gravei com a nossa Professora Joana Rocha sobre “Como preparar exames em tempos de pandemia” em maio de 2020.

E outro sobre “Estudo em Tempo de Quarentena” com o Professor Luís Reis e a Professora Liliana Paulo, originalmente transmitido ao vivo no Facebook em abril de 2020. 

Outros artigos

Ace

Quando é que falar alemão é uma mais-valia?

Falar alemão pode ser uma competência inestimável em muitas, muitas circunstâncias pessoais e profissionais, para além de te dar acesso a uma cultura muito rica e diversa e ser porta de entrada para muitas universidades e instituições científicas de renome.

Ver

Fale Connosco