Como gerir as aulas online dos nossos filhos

A pandemia trouxe as aulas online ou ensino à distância para todas as nossas casas, uma vez que o ensino presencial nos está vedado por questões de segurança. 

E com o ensino à distância surgiram inúmeros desafios:

Como gerir aulas síncronas e tarefas dos seus filhos?

Como gerir escola e teletrabalho?

Como comunicar com a escola e os professores?

Como gerir os espaços de estudo, trabalho e descanso na tua casa?

Como gerir a autonomia dos seus filhos?

Quando iniciou o ensino à distância?

No entanto, o ensino à distância não é novidade tendo tido o seu início no século XVIII com os cursos por correspondência. 

O objetivo dos cursos por correspondência era dar acesso ao conhecimento a pessoas que viviam em áreas mais isoladas ou que por questões de gestão de tempo não podiam frequentar escolas no formato tradicional. 

Desta forma, pessoas que viviam longe das melhores escolas e universidades ou com horários ou responsabilidades familiares exigentes puderam melhorar as suas competências e assim ter acesso a novas oportunidades profissionais que lhes permitiram melhorar as suas vidas e as das suas famílias. 

Depois o ensino à distância passou a incluir também aulas na rádio ou televisão e, com a invenção e expansão da Internet o ensino à distância tornou-se cada vez mais comum e teve desenvolvimentos extraordinários. 

Hoje o ensino à distância ou ensino online é prática comum, sobretudo no ensino universitário e na formação de adultos.

https://www.infographicszone.com/education/top-5-distance-learning-infographics

E o ensino à distância em Portugal?

Além dos cursos por correspondência que permitiram a muitos portugueses aprender inglês, contabilidade, jardinagem, etc., a forma mais popular e conhecida de ensino à distância foi a telescola que teve as suas emissões regulares entre 1965 e 1987. As aulas da telescola representavam a oportunidade de frequentar o atual 2º ciclo para os alunos que por questões de isolamento e dificuldades de transporte não podiam continuar a sua formação escolar após o ensino primário numa escola tradicional. 

As aulas eram transmitidas na televisão e dois professores (um da área das Ciências e outro das Letras) acompanhavam o trabalho dos alunos. 

Lembro-me que na minha escola existia telescola no período da tarde e a maioria da minha classe continuou os seus estudos nesse regime após a 4ª classe, apesar de existirem escolas a 12 quilómetros de distância. Era o regime habitual que permitia concluir a escolaridade obrigatória da altura. 

Podes saber mais sobre a telescola aqui:   

https://ensina.rtp.pt/artigo/telescola-aprender-pela-televisao/

2021: Ensino online para todos novamente

Pela segunda vez vêmo-nos com todos os alunos em confinamento e, consequentemente, em ensino online. Desta vez já sabemos ao que vamos, e já todos estamos conscientes dos desafios que vamos enfrentar. 

Assim, vou partilhar contigo algumas dicas para que possas gerir de forma mais tranquila este novo período. 

Lembra-te que não está em causa se concordamos com este tipo de ensino e se o achamos eficaz ou não. Neste momento, é a forma possível de continuar o percurso escolar dos nossos filhos e de eles manterem contacto com os seus colegas e professores.

Como gerir o espaço das aulas online, teletrabalho e afins

Idealmente, cada um dos elementos da família deverá ter o seu espaço de estudo e trabalho que lhes possibilite usufruir de tranquilidade, silêncio e concentração. É importante também que nesse local estejam os materiais necessários para a execução de trabalhos ou para assistir às aulas online. 

No entanto, sabemos que a realidade que temos nem sempre é ideal e é possível que os espaços de trabalho e/ou estudo sejam a mesa da cozinha ou da sala. Nesse caso, certifica-te que durante as aulas online ou a realização de tarefas, o local esteja organizado de forma a proporcionar a concentração e que não existam distrações ou barulho que perturbem o momento. É importante que o local de trabalho ou estudo seja sempre o mesmo e não andem a saltitar de espaço em espaço, 

Se tiveres de usar a mesa da cozinha ou da sala, arruma todos os materiais quando o “dia de escola” tiver terminado para que depois possas usufruir desse espaço como espaço de lazer e/ou de refeições.

Durante as aulas online

Os teus filhos devem assistir às aulas online num local resguardado de ruídos ou distrações para que possam estar totalmente concentrados na aula e no professor. 

Não é de todo aconselhável que os teus filhos tenham aulas sentados ou deitados na cama, nem que estejam a ter as aulas em locais onde os restantes membros da família conversam ou vêem televisão. 

É também importante que estejam na “sala de aulas” alguns minutos antes do início das aulas para não perderem nada e aproveitarem ao máximo aquele tempo. Durante o tempo das aulas deves evitar interromper, porque ele está ocupado.

Como gerir o tempo de escola, teletrabalho, descanso,…

Em primeiro lugar, é importante que mantenhamos rotinas, ou seja, que tenhamos hora certa para levantar e para deitar, bem como para fazer as refeições. 

Muitas escolas enviam os planos de trabalho aos alunos com alguns dias de antecedência e, assim, podes gerir e calendarizar com os teus filhos as tarefas a realizar, tendo em conta o calendário das aulas síncronas e o prazo de cada tarefa. 

Não te esqueças de que, mesmo que os teus filhos sejam adolescentes, eles podem ainda precisar de alguma supervisão e, que pelo menos se sentirão acompanhados por ti se fores manifestando interesse no que se passa na sua vida escolar. Não partas do princípio que a escola é algo entre professores e alunos e aproveita esta oportunidade para te aproximar dos teus filhos, bem como para contribuíres para a valorização do papel dos pais enquanto membros da comunidade escolar. 

A planificação das tarefas escolares deve sempre partir da criança, ou seja, deve ser ela a definir os seus objetivos e as horas em que prefere trabalhar. Deves intervir na realização deste plano, mas ele não deve ser uma imposição tua. 

Ao fazerem a planificação do horário de trabalho, não te esqueças de incluir momentos de lazer e de exercício físico, essenciais para manterem o equilíbrio e a saúde mental de todos. 

Se achas que os teus filhos têm uma carga de trabalhos demasiado exigente, procura falar com os seus professores para que possam fazer os ajustes necessários de forma a que os teus filhos possam adquirir os conteúdos e atingir os objetivos do seu ano de escolaridade de uma forma equilibrada.

Como apoiar os seus filhos no ensino online

Esta é uma oportunidade de ouro de te (re)aproximares dos teus filhos e de participares na sua vida escolar, independentemente do seu ano de escolaridade. Os mais pequenos vão, naturalmente, precisar da tua supervisão constante, mas mesmo os mais velhos vão apreciar o teu interesse e é uma ótima oportunidade de criares uma ligação mais profunda com eles. 

Se os teus filhos ainda precisam do teu apoio na realização das tarefas, é necessário que respeites o seu tempo e não os pressiones, pois o tempo que eles necessitam para realizar a tarefa pode ser maior do que aquele que estavas à espera. Em nenhum caso, deves fazer a tarefa pelo teu filho. 

De igual forma, eles podem precisar do teu apoio no uso da tecnologia que até aqui não usavam e pode ser, por vezes, desafiante para ti, explicar algo uma e outra vez, porque é difícil para eles ou porque não estavam concentradas nas primeiras dez (!!!) vezes que explicaste. 

Motiva os teus filhos para realizarem tarefas extra-escola que possam enriquecer a aprendizagem escolar como pesquisar sobre um determinado monumento ou fazer uma experiência acerca da matéria de ciências. Será melhor ainda se puder ser uma atividade feita em família.

Como manter a comunicação com a escola no ensino online

Neste momento é ainda mais importante manter o diálogo com a escola, especialmente se tens filhos pequenos. E acho que temos a responsabilidade de irmos dando feedback à escola, porque isto continua a ser novo para todos nós e estamos todos a aprender. 

Se as tarefas da escola são demasiado exigentes para os teus filhos ou se, de alguma forma, não são adequadas às suas necessidades, fala com os seus professores e dá-lhes o teu feedback para que possam encontrar alternativas mais equilibradas e adequadas.

Tenta ver o copo meio cheio

Esta pandemia trouxe-nos a oportunidade de passar mais tempo em família e fugirmos da correria do dia-em-dia em que estávamos envolvidos até aqui. Este pode ser O momento de te (re)aproximares dos teus filhos e de criares com eles uma ligação profunda que vai perdurar no futuro. 

Este momento está longe de ser ideal, mas pode ter momentos positivos e de crescimento para filhos e pais.

Podes saber mais sobre ensino à distância e ensino online aqui:

https://www.tonybates.ca/

Outros artigos

cancro com humor

CANCRO COM HUMOR E AS AULAS ONLINE: 1 ANO DEPOIS

Há pouco mais de um ano iniciávamos as aulas de inglês online com a Marine Antunes de “Cancro com Humor” e “Se Podes Sonhar, Podes Concretizar”e tem sido um processo bonito em que ambas crescemos, superámos medos e atingimos objetivos.

Ver
aulas de inglês

O Daniel e a oralidade

O Daniel trabalha na área tecnológica e procurou-nos há uns meses, porque sentia que o seu desempenho profissional e a sua evolução pessoal e profissional

Ver

Fale Connosco