DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL

10 DE OUTUBRO

COMO ESTÁ A SAÚDE MENTAL DO SEU FILHO?

No Dia Internacional da Saúde Mental, e uma vez que a prevalência das perturbações mentais entre crianças e jovens tem aumentado nos últimos anos e constituem um dos principais preditores dos problemas de saúde mental na idade adulta, urge relembrar:

1.      A saúde mental é a base do bem-estar geral,já diz a expressão popular, não há saúde sem saúde mental.

2.      As perturbações mentais são muito mais frequentes do que se imagina e, muitas vezes, os sintomas tendem a ser semelhantes a sentimentos que todas as crianças vivenciam. A diferença está na medida na qual o sentimento se torna tão poderoso que interfere nas actividades diárias da criança ou faz com que sofra.

3.      Os problemas de saúde mental podem ter efeitos muito prejudiciais no desenvolvimento social, intelectual e emocional, interferindo no desempenho escolar, nas relações interpessoais e no bem-estar, afectando, assim, o futuro.

4.      A prevenção primária da saúde mental passa pela criação de laços seguros e estáveis com os cuidadores e por uma equilibrada combinação de liberdade e limites, afecto e disciplina. Defina as regras e transmita-as de uma forma clara.

5.      Encoraje o seu filho, conhecendo os seus pontos fortes e reconhecendo as suas fragilidades. Não basta dar conselhos: é mais importante dar o exemplo.

6.      É importante focar-se no que conseguem fazer, ao invés de criticar o que não conseguem. Evite comparações entre crianças, lembre-que algumas têm lutas interiores que outras não têm, mesmo sendo da mesma família.

7.      Como observadores mais próximos da saúde e do bem-estar dos seus filhos, os pais devem atender às suas próprias dúvidas e intuições. Se por algum motivo o aspecto do seu desenvolvimento os preocupa, seja de carácter cognitivo, emocional ou comportamental, deverão pedir ajuda!

Sandra Margarida Santos

Psicóloga Clínica

Outros artigos

dislexia

Vamos falar sobre Dislexia

O que é a dislexia? A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem específica caracterizada por dificuldades no reconhecimento preciso e/ ou fluente de palavras e

Ver

Fale Connosco