Está a ser difícil tirar a fralda do seu filho, especialmente de noite? Será a altura certa? Já passou da idade e ainda faz xixi nas calças? Terá um problema? Será preguiça? Como devo agir? Para ajudar mães e pais que estão a passar por este desafio e que têm trazido às consultas muitas dúvidas, procuramos explicar aqui o que é a enurese e quais as ferramentas mais eficazes que pode experimentar.
O que é a enurese?
A enurese é a perda involuntária de urina sem que haja uma causa física para esse comportamento. A enurese pode ser nocturna e/ ou diurna.
A maioria das crianças controla a urina e deixa de molhar a cama entre os 3 e os 5 anos. Depois dessa idade, os “acidentes” esporádicos podem acontecer, porém, se ainda faz chichi na cama, uma ou mais vezes por semana, ou se tinha já controlado a urina e volta a molhar a cama então pode ser motivo para preocupação.
Quais as suas causas?
Antes de mais, é importante excluir a existência de uma doença física ou anomalias do aparelho urinário e do seu funcionamento.
A enurese nocturna surge frequentemente se o problema existe ou existiu também noutros familiares. Geralmente desaparece na puberdade e nem sempre existem problemas psicológicos associados. Já a enurese diurna ou secundária surge muitas vezes com acontecimentos potencialmente associados, como, por exemplo, o nascimento de um irmão, o início ou uma mudança de escola, uma mudança de casa, a perda ou separação de alguém próximo, entre outros. Pode também estar associada a problemas psicológicos como ansiedade ou depressão. Quando a enurese acontece apenas de dia e na escola, pode dever-se ao facto de a criança ter vergonha de pedir à professora para ir à casa de banho, estar demasiado envolvida nas brincadeiras ou não gostar das casas de banho da escola.
O que fazer?
- Valorize a criança quando consegue controlar a urina, com elogio, sorriso, carinho;
- Evite culpar ou castigar quando não consegue;
- Diminua a ingestão de líquidos à noite;
- Encoraje-a a ir à casa de banho antes de deitar;
- Elimine a ansiedade inerente à situação;
- Evite levar a criança para a cama dos pais por a sua estar molhada;
- Incentive a criança a participar na mudança da roupa da cama.
Saiba que é muito raro a criança fazer chichi de propósito ou porque é preguiçosa. Na grande maioria, as crianças sentem-se mal e têm vergonha.
Quando pedir ajuda?
Se as estratégias que experimentou não são suficientes e o seu filho continua a urinar na cama ou durante o dia, interferindo na regulação emocional e comportamental, bem como nas relações com os familiares e os pares, procure ajuda profissional.
Sandra Margarida Santos
Psicóloga Clínica