Estás mesmo motivad@ para aprender inglês?

Este é um tópico recorrente nas minhas conversas com quem quer aprender inglês. Discutimos se existe uma motivação, qual é a motivação e como manter a motivação, mas afinal sabes o que é motivação?

O que é motivação?

Este é uma palavra muito utilizada em diversos contextos e por isso banalizada, por isso quero em primeiro lugar apresentar o seu significado, segundo o dicionário Priberam.

  1. Acto ou efeito de motivar ou de se motivar, de estimular ou de se estimular (ex.: os pais deram-lhe a motivação para continuar os estudos). = ESTÍMULO, INCENTIVO
  2. Exposição dos motivos (ex.: motivação de uma decisão judicial). = ARGUMENTAÇÃO, FUNDAMENTAÇÃO, JUSTIFICAÇÃO
  3. Conjunto dos motivos que levam uma pessoa ou grupo de pessoas a agirem de determinada maneira (ex.: a polícia já tinha descoberto a motivação do criminoso).

“motivação”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/motiva%C3%A7%C3%A3o [consultado em 10-07-2021].

A motivação é um dos mais determinantes elementos da aprendizagem e vai seguramente influenciar o sucesso ou fracasso do processo. Os alunos com um alto grau de motivação vão progredir mais rapidamente e assim atingir os seus objetivos.

Se queres aprender inglês, deves procurar definir de forma bem clara qual é a tua motivação para que consigas manter o teu foco e persistas, mesmo quando te sentes frustrado e te apetece desistir.

Cabe a mim enquanto professora, formadora ou coach conhecer a tua motivação e contribuir para que esta aumenta ou se mantenha para que juntos possamos alcançar os teus objetivos.

O nível de motivação vai ter uma influência significativa no foco e consistência no processo de aprendizagem, bem como na autonomia revelada neste processo.

Motivação Extrínseca

A motivação extrínseca é aquela que está dependente de fatores externos, de uma punição ou de uma recompensa.

Neste caso a motivação para aprender inglês pode estar relacionada com a possibilidade de perder o emprego, por exemplo.

Este tipo de motivação está habitualmente ligada a baixa autonomia, insegurança e elevada dependência do professor para resolver problemas e tomar decisões.

O atual sistema de ensino incentiva este tipo de motivação na medida em que os alunos trabalham para atingir determinadas notas e ter acesso a uma profissão que lhes trará o salário desejado ou a validação social esperada em vez de procurarem o seu desenvolvimento pessoal ou a superação das suas lacunas.

As pessoas que revelam este tipo de motivação preferem professores mais autoritários ou diretivos que lhes dão instruções constantemente e não parecem conseguir avançar sem a intervenção do professor.

Motivação Intrínseca

A motivação intrínseca não está dependente de qualquer fator externo, mas sim de fatores internos do próprio indivíduo. Aqui o aluno procura melhorar enquanto pessoa e enquanto profissional para sua própria satisfação e como forma de superar os seus pontos menos fortes.

A aprendizagem é considerada como algo necessário e constante e é, sem dúvida, fomentada pela vontade de explorar novos conceitos e adquirir conhecimento. A recompensa será sempre a satisfação de atingir um objetivo ou adquirir uma competência.

Estes alunos beneficiarão de ter um professor que os apoie na sua autonomia e que respeite as suas necessidades, ritmo e ferramentas de aprendizagem.

Falta de motivação

Sem motivação, mesmo os indivíduos com as melhores capacidades não conseguirão atingir objetivos a longo prazo mesmo que tenham acesso aos melhores professores, conteúdos ou ferramentas.

As pessoas com falta de motivação podem referir que “Isto é uma perda de tempo.”, “Eu nunca vou aprender.” ou “Isto não serve para nada.”

Mesmo correndo o risco de ter uma punição (como poder o emprego), dificilmente estes alunos conseguirão aprender, pois criaram uma forte resistência ao processo de aprendizagem. 

Conclusão

Em conclusão, é determinante para a tua aprendizagem que a motivação venha de ti, que o que te move sejam o teu desenvolvimento e superação. Se queres aprender inglês para seres melhor pessoa ou profissional do que eras ontem, estás no caminho certo.

Se ainda não estás neste ponto, não é caso para desistires. A motivação não é algo estático e vai evoluindo, por isso podes ir trabalhando em ti a tua motivação para aprender e ir formando a tua motivação intrínseca.

E já sabes que estou para te ajudar, à distância de um email, mensagem ou telefonema.

Outros artigos

Fale Connosco