Férias de Verão, e agora?

Depois de mais um ano escolar cheio de desafios a ultrapassar e etapas a superar, chegam finalmente as (longas) férias de Verão. Pais e filhos respiram de alívio perante a pausa nas rotinas rígidas, nos trabalhos de casa e nas avaliações. No entanto, para os Pais uma questão muito importante se coloca: como ocupar os filhos ao longo de três meses de férias?

As férias devem sempre ser um momento de quebra de rotinas, ou melhor ainda um período em que as rotinas rígidas dão lugar à descontração e à espontaneidade. As férias devem incluir momentos em família e com amigos plenos de significado. No entanto, isso não quer dizer que tenham de ser muito elaborados ou sofisticados, pois as memórias que ficam são aquelas que são inesperadas e, na realidade, muito simples. 

Para aproveitar as férias em grande, criar recordações marcantes e momentos de aprendizagem, bem como consolidar as relações familiares, porque não preparar um piquenique em família, ver o sol nascer na praia ou observar as estrelas? Será também divertido um passeio em família por todos os locais da nossa região, cheios de beleza e história, que estão tão perto, mas que muitos de nós nunca tiveram oportunidade de visitar. 

As férias poderão ser também um momento de desenvolver ou consolidar as aprendizagens que a pressão da rotina não permita que se façam. Podemos aprender matemática de forma mais lúdica e descontraída ou podemos aprender inglês para depois usar nas férias. Podemos aproveitar a natureza à nossa volta para aprender sobre ciências ou geografia e podemos visitar os locais históricos da nossa região para consolidar os conhecimentos de história. 

Além disto, podemos também aproveitar para ler ou para ver aqueles filmes que ainda não tivemos tempo de ver, ou podemos simplesmente descansar não fazendo nada, porque isso é maravilhoso.

Em conclusão, são muitas as opções para ter umas férias em grande, mas o que interessa é aproveitá-las de forma positiva, aprendendo e acumulando memórias para a vida, em vez de passar o tempo todo em casa a jogar ou a ver televisão.

Para ajudar as famílias a desenvolver atividades que permitam diversão e, em simultâneo, aprendizagem, criei o Ebook “Como Aprender no Verão”, que podes descarregar aqui.

Boas férias!

Outros artigos

dicas para o Natal

7 DICAS PARA UM NATAL TRANQUILO

À medida que o Natal se aproxima a ansiedade e a agitação crescem nos corações dos mais pequenos da casa. A chegada do Pai Natal, a reunião da família, os doces e, claro, os presentes.

Ver

Fale Connosco