Formas de descontrair da Pandemia nestas Férias de Verão 2021

Há já um ano que nos deparámos com o, se não o maior, um dos maiores desafios das nossas vidas!

De repente, tudo o que era tido como habitual, rotineiro, adquirido e confortável, ali na nossa linha de (grande, até à data) conforto, mudou abruptamente!

O nosso trabalho, se o mantivemos (para quem não o manteve devido à crise pandémica, ainda se tornou noutro dilema e calvário…), tornou-se trabalho lá por casa, em Teletrabalho… com os miúdos a fazer-nos companhia durante todo o dia e toda a noite, todos os dias. O sonho de acompanhar os nossos filhos de muito mais perto, tornou-se uma realidade, mas uma daquelas estranhas e muito complicadas de gerir! Nem todos os sonhos se tornam no que sonhámos, pelos vistos… Sim, porque ter os miúdos a gritar pela mãe, quando estás numa videoconferência, com toda a tua equipa, os directores incluídos, não é só difícil, é extenuante! Depois, a par de tudo isto, tudo passou a ser ‘online’ e à distância de um clique! Tivemos que reaprender metodologias e técnicas digitais de trabalho e… mais ainda… temos a equipa, e toda, a ligar o Zoom a toda a hora… a juntar a isto, temos que repartir o espaço, que até aqui era em exclusivo da Família, com o Trabalho e a Equipa toda, a entrar-nos pelo ecrã dentro, a toda a hora! Tens que adaptar o espaço do escritório lá de casa para dois, para ti e para o teu marido. Isto se tens a sorte de o ter em casa, porque se não o tens, o descalabro passou a ser o teu dia-a-dia, com os miúdos, literalmente, às tuas cavalitas e a reinventar o trabalho, que parece que passa a duplicar as horas do dia.

Sim, eu sei. Foi muito complicado! No entanto, conseguimos num ápice, adaptarmo-nos a tudo isto. Fizemos a grande mudança de vida, em poucos dias, tonámo-nos mais produtivos e mais presentes para a família. Os nossos filhos estão a ser ainda melhor acompanhados pelos pais. Uns dias melhor, uns dias com mais nervosismo, outros com mais sorrisos e brincadeiras cúmplices.

Os miúdos! Os mais importantes da nossa vida, tiveram, tão pequenotes, uma enorme revolução, em todas as áreas da ainda minorca vida deles! Têm os pais ainda mais em cima deles, e agora, até servem de professores, de auxiliares, de educadores a tempo inteiro (repartido com o trabalho profissional) e ainda têm muito mais trabalhos de casa, que agora se conciliam com todo o estudo em casa, com as aulas em casa, quando estão em aulas online. Sim, os nossos pequenotes passaram a ser ainda mais digitais! Oh Meu Deus! Se já andávamos sempre a controlar os vídeos, os jogos, o ‘online’ que tanto usam! Pois agora piorou ainda mais, quando achávamos que já estava muito mau, o tempo que passavam nessa ’ NET’… Mais uma preocupação de pais! Agora têm aulas virtuais, trabalhos digitais e testes ‘online’! E ainda assim querem passar ainda mais tempo naquela ‘NET’ dos vídeos e dos jogos online!

Pois bem, precisamos todos de uma grande pausa para descontrair desta mudança abismal que, de repente, fizemos, e muito bem! Fomos todos muito bem-sucedidos! Conseguimos fazê-la em todas as vertentes que nos foram exigidas e, ainda mais, aprendemos e apreendemos novos hábitos, novas rotinas e novas formas de viver em pleno, o que realmente é mais valioso para nós. E isso, fica! É a grande aprendizagem desta época conturbada que vivemos! Um excelente desenvolvimento pessoal! Estamos todos de Parabéns! Desde os pais, aos filhos, aos avós… enfim, toda a família fez o seu melhor de todos os tempos!

Segue-se agora a merecida pausa! Daquelas férias bem mas bem merecidas! Como nunca houve antes!

Nas do ano passado, continuámos envolvidos na trajectória de mudança e na compreensão do que nos que estava a acontecer, com esta Pandemia que jamais pensaríamos ser algum dia possível!

Este ano, queremos relaxar do ‘tudo faz ao mesmo tempo’ e no mesmo espaço aconchegadinho e caseiro.

Os miúdos já precisam de sair de casa, nestas Férias de Verão, para desfrutar de actividades que os levem para outra dimensão, a de convívio com outras crianças e a de se divertirem com actividades diferentes do usual, até então!

Temos para eles, crianças e jovens, dos 6 aos 18 anos, e para que, como pai, te sintas feliz por eles, as nossas dedicadas Actividades de Verão, com o nosso exclusivo Clube de Verão by Saber Interactivo! Como as das nossas meditações, com o nosso Clube da Calma, que o farão tranquilizar, aceitar melhor tudo o que tão de repente aconteceu, a lidar melhor com o que está ainda a ocorrer e a ficar ainda melhor apto para ser bem-sucedido no próximo ano escolar! Como a de se exprimir, colocando a voz e a postura do corpo bem lá no alto, como a de um orador exímio, com a nossa expressão dramática, do nosso Clube de Teatro (actividade presencial), para os nossos aprendizes de artistas! A de adquirir mais e melhor conhecimento, para se preparar previamente para o próximo bom ano lectivo, com o nosso Clube do Conhecimento! E a de evoluir na expressão de língua inglesa, a língua mais falada em todo Mundo e que e te vai acompanhar pela vida fora, com o nosso Clube de Inglês!

Eis a melhor forma de usufruir do tempo, tão precioso, destas nossas férias de Verão! Os miúdos vão-se divertir imenso, nós vamos estar a fazer tudo o que mais gostamos e vocês, como pais, vão ficar contentes por os verem assim animados e, ao chegar a casa, com aquele sorriso, que só nós conhecemos e adoramos tão bem! Para que relaxem desta agitação, agora!

Aqui vos esperamos, com muito amor pelo que desempenhamos, muita dedicação aos nossos alunos e pensando no melhor para todos vós!

Da vossa,

Cristina Jesus

Outros artigos

Fale Connosco