Quando é que falar alemão é uma mais-valia?

Falar alemão pode ser uma competência inestimável em muitas, muitas circunstâncias pessoais e profissionais, para além de te dar acesso a uma cultura muito rica e diversa e ser porta de entrada para muitas universidades e instituições científicas de renome. 

Mas em que situações é que falar alemão é uma mais-valia?

1 . Já sabes falar inglês fluentemente

Se já sabes falar inglês, aprender uma outra língua estrangeira é uma excelente forma de te destacares no mundo profissional e alavancares a tua carreira. 

As competências técnicas estão ao alcance de todos hoje em dia, quer nas universidades, quer noutras fontes de formação mais informal, por isso todos podem ser licenciados ou ter mestrado na tua área de eleição. No entanto, não está ao alcance de todos dominar competências de comunicação como línguas estrangeiras. Se dominares duas ou mais línguas estrangeiras, como  o inglês e o alemão, estarás posicionado para uma carreira profissional de sucesso.

2. Queres ir trabalhar na Alemanha, Áustria ou Suíça

Está nos teus planos uma experiência profissional num país de língua alemã? É um plano excelente, tendo em conta que estes países são economias sólidas e fortes e tradicionalmente oferecem oportunidades a profissionais competentes e que estão disponíveis para arriscar e ter novas experiências. 

Nalgumas cidades e nalguns setores será suficiente dominar o inglês, mas se falares alemão a tua integração no país e na empresa será mais rápida e mais tranquila, para além de demonstrar a tua garra e vontade de contribuir para o sucesso do teu empregador. Desta forma, poderás também desfrutar de toda a experiência de viver num país de língua que é uma experiência muita rica e inesquecível. 

3. Queres trabalhar numa área de negócio com fortes ligações a um país de língua alemã

É inegável que falar a língua do nosso parceiro de negócios é essencial para criar uma relação produtiva com ele e garantir o sucesso. Se trabalhas ou pretendes vir a trabalhar em áreas com fortes ligações económicas a países de língua alemã, como a indústria de moldes ou a indústria automóvel, falares alemão é uma vantagem competitiva de valor incalculável. Ao falares alemão com o teu parceiro de negócios, mostras que estás disponível para criar uma relação próxima com ele e naturalmente dispensas intermediários que podem complicar o diálogo e a negociação.

4. Precisas de uma competência diferenciadora

Investiste na tua formação, mas parece que não tens nada que te destaque dos outros? Falar alemão vai fazer com que te destaques dos outros, porque para aprender alemão é preciso tempo e compromisso, por usso não está ao alcance de todos. E assim tens acesso à língua mais falada na União Europeia (em termos de falantes nativos) e logo às economias mais sólidas da Europa.

5. Queres estudar na Alemanha

A Alemanha tem algumas das universidades e institutos científicos mais famosos e reconhecidos do mundo, por isso saber alemão dá-te acesso a oportunidade de frequentar formação de excelência e diferenciada. E melhor ainda, com um custo muito baixo. Podes saber mais aqui.

Sabe mais sobre o nosso curso de Alemão aqui:

Outros artigos

viajar

Como viajar sem sair de casa!

Especial Museus Internacionais Muito embora possa preferir a visita presencial, a era digital trouxe-nos a regalia de podermos usufruir de visitas virtuais a cidades, a

Ver
O que é a comunicação

O que é a comunicação?

A comunicação define-se como um processo complexo de troca de informação, que se estabelece entre duas ou mais pessoas, de forma a que a atividade

Ver

Fale Connosco