Sentes-te preparado para os exames?

Com os exames a aproximar-se e uma vez que os resultados podem ditar a vida académica dos estudantes, a pressão começa já a aumentar. Preparar-se para os exames é muito mais do que olhar para os livros e apontamentos. Pode implicar alteração de rotina, de hábitos e métodos de estudo ou de gestão emocional. Por isso, deixamos algumas ferramentas para uma preparação eficaz:

Cronograma

Recorre a algumas estratégias que já usas para estudar para os testes e que resultam, como o uso de um calendário de exames, a listagem das matérias a estudar e a sua distribuição pelos dias que tens disponível até lá. Lembra-te que, embora pareça perda de tempo, o planeamento aumenta a probabilidade de estudarmos e transmite tranquilidade e segurança, sabendo que haverá tempo para tudo.

Local de estudo

Podes usar o mesmo local que já escolheste para o teu estudo diário de forma que te sintas confortável e focado num local já dedicado ao estudo. Sabemos que a produtividade está muito relacionada com o espaço onde estamos.

Memória

Para treinares a memória, experimenta fazer uma recordação ativa dos conteúdos estudados, ou seja, depois de leres os teus apontamentos, fecha o caderno e tenta dizer toda a matéria.

Alimentação

Usa a alimentação a teu favor na hora de te preparares para os exames e escolhe alimentos que fornecem mais energia como a banana, que estimulem a memória como os ovos ou que ajudem na concentração como alguns chás e os que aumentam a sensação de relaxamento como o chocolate. Por outro lado, os alimentos ricos em açúcares, gordura e conservantes podem aumentar o cansaço e diminuir a concentração, como fast-food e refrigerantes.

Exercício Físico

Para além dos diversos benefícios que o exercício físico tem na nossa saúde e bem-estar, a prática de desporto antes de estudar ajuda-te a estares mais focado e capaz de aprender novas informações.

Sono

Respeitar o horário do sono é essencial para o bom funcionamento do cérebro e para a qualidade do teu estudo, pois tem um profundo impacto na memorização e na absorção dos conhecimentos estudados. Por isso optar por estudar noite dentro para memorizar conteúdos ou estudar tantas horas seguidas que acabas por ter que reler tudo por causa do sono, não são estratégias eficazes.

Relaxamento

Para a realização de um estudo eficaz é essencial conseguir manter a calma. Para isso treina a tua respiração e planeia pausas e momentos de descontração regulares.

No dia do exame

Lê todo o enunciado no início e distribui o tempo pelas diferentes questões de acordo com a sua dificuldade. A gestão do tempo é essencial para diminuir a ansiedade e conseguires atingir os teus objectivos. Se começares a sentir-te muito ansioso, pára um pouco e respira fundo. Embora pareça uma perda de tempo, são minutos que irás ganhar no decorrer da prova. Mantém-te confiante e com um pensamento positivo!

Sabemos que a época de exames tende a ser a pior altura do ano para qualquer estudante. Se sentires dificuldade em pôr em prática estas ferramentas ou, se ainda assim, não estiveres a conseguir alcançar os teus objetivos, pede ajuda!

Sandra Margarida Santos

Psicóloga Clínica

Outros artigos

férias escolares

As férias estão a chegar! 

As tão esperadas férias escolares estão a chegar! Muito esperadas pelas crianças, porém, muitas vezes, não tanto pelos pais. Invariavelmente, as férias mudam as rotinas

Ver
Literacia Emergente

Literacia Emergente

O que é? As crianças começam a adquirir a linguagem desde o dia em que nascem. À medida que vão crescendo, as suas competências de

Ver

Fale Connosco