Viajar, a melhor fonte de conhecimento

Cá dentro ou lá fora

Eleva o nosso desenvolvimento pessoal

Desde tenra idade que os nossos pais nos ensinam a fazer o nosso próprio caminho de vida, a selecionar as nossas escolhas do que queremos para nós e a trilhar, a cada passo, a viagem do nosso conhecimento, sobre as culturas, sobre os povos, sobre o Mundo, seja ele o nosso pequeno Mundo (cá dentro, onde vivemos) ou o Mundo lá fora.

Aprendemos muito sobre esses temas a passear e a visitar a nossa localidade, a nossa Região, as Regiões do nosso Portugal. Sobre o nosso povo, o nosso país e mesmo sobre outros povos, que aqui habitaram e influenciaram o nosso mundo português, deixando muitas marcas, já bem intrínsecas na cultura portuguesa, como a agricultura, a gastronomia, ao hábitos, os costumes, o saber fazer e até mesmo a linguagem com dialetos provincianos locais.

Ora isto é abarcar conhecimento do Mundo lá fora, mesmo cá dentro!

Como privilegiados que somos, temos mesmo ao nosso lado, oceano, montanhas, serras, lagos, lagoas, planícies, planaltos… tantos são os nossos recursos naturais! Assim temos também, castelos, igrejas, palácios, museus… imensos recursos históricos que nos ensinam tudo sobre os nossos antepassados! Ricos em Gastronomia, temos uma das melhores e mais diversificadas do Mundo, com influências de outras culturas também!

Presta bem atenção e descobres muito saber a cada passo que dás na tua localidade, no teu país!

Se o lema é partir pelo Mundo lá fora, encontras muito de português por esse Mundo fora… e muitos portugueses imigrantes também!

Por esse mundo fora, devoramos conhecimento, experiências enriquecedoras, vivências transcendentes, convívios abrangentes com as gentes autóctones, saber global de outros hábitos diferentes dos nossos, mentalidades abertas para outras ideias mais tolerantes, mais inclusivas e mais englobadas!

Emblemáticas viagens que nos transcendem, inspiram-nos, contribuem para o nosso desenvolvimento pessoal, tornam-nos mais humildes, mais atentos aos detalhes, mais sensíveis ao que realmente importa e melhores enquanto pessoas.

Assim que sais da porta de tua casa, atenta aos detalhes, uma porta, uma janela, um muro de pedra, um candeeiro, um edifício, uma rua de calcetada, um pinhal… dizem muito sobre o país e o mundo, se lhes prestarmos a devida atenção que merecem!

Queres saber mais sobre ti, sobre o teu lugar, sobre as tuas gentes, vai pela tua rua e conversa com os vizinhos, fotografa os edifícios, os monumentos, percorre a tua cidade como se fosse a primeira vez que a visses e aprende tudo sobre ela.

Alarga os teus horizontes, mesmo com a leitura de um livro que te abre para o Mundo lá fora ou com um passeio na tua cidade, na tua região, que te traz relíquias que ficam na memória e contam história.

Por Cristina Soares de Jesus

Outros artigos

problemas-do-sono

Como dorme o seu filho?

O que são os problemas do sono? Os problemas do sono são frequentes nas crianças. Por norma, surgem esporadicamente e desaparecem de forma espontânea. Porém,

Ver

Fale Connosco